A Vila de Boim

Boim foi fundada no ano de 1690 pelo Padre Antonio da Fonseca. Seu primeiro nome foi Aldeia de Santo Inácio de Loiola. No dia 09 de março de 1758 foi elevada à categoria de vila, com o nome de Vila de Boim, pelo governador do Grão-Pará Mendonça Furtado.

Da vila de Boim já saíram grandes personalidades, inclusives dois bispos católicos nasceram em Boim: Dom Frederico Costa e Dom Gilberto Pastana.

Celebra uma das maiores festas religiosas da zona rural do município de Santarém, a festa de Santo Inácio de Loiola de 24 a 31 de julho.

Boim tem três bairros: Centro (100 famílias), Rosário (42 famílias) e Tucumatuba (72 famílias). Seus moradores vivem da pesca, agricultura, de mandioca principalmente, e da caça de animais.

É cercado por três lindos igarapés, possui lindas praias e prédios antigos construídos pelos padres franciscanos.

Tem uma escola que funciona da Educação Infantil ao Ensino Médio, micro-sistema de abastecimento de água, gerador de energia comunitário, rádio comunitária Integração, um Telecentro Cultural que funciona com energia fotovoltaica e dispõe de internet 24 horas por dia, via GESAC.

Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*