Boim sede da eliminatória da Copa Floresta Ativa

Texto do Jornal Informativo A Notícia    Por: Natalina Oliveira e Maickson Boim

A Copa Floresta Ativa reúne 72 comunidades da Resex Tapajós Arapiuns localizadas nos municípios de Santarém e Aveiro com futebol, cultura e educação comunitária. Tem como objetivo promover a inclusão social através do futebol.PSA_Copa da Floresta Ativa_Logo

A Copa é uma realização do Saúde & Alegria, Tapajoara e ICMBio. Já aconteceram três eliminatórias, sendo uma em Anumã no início de abril, outra na comunidade de Surucuá, no final de abril e a terceira em São Pedro, no início de maio.

A vila de Boim sediará a última eliminatória da Copa Floresta Ativa nos dias 30 e 31 de maio. Na sexta 30, o dia será de debates sobre educação comunitária, renda familiar, reposição florestal, protagonismo, desafios e perspectivas que os moradores de cerca das dez comunidades participantes  enfrentam no cotidiano. À noite, ainda na sexta, é realizado o Festival de Artes e Educação Comunitária, com apresentação de músicas, paródias, mascote, vídeos e cartazes educativos dentro do tema “Juventude e Comunidades juntas pela Floresta Ativa”.

No sábado, o dia é exclusivo para futebol. Cada comunidade pode ser representada com uma seleção masculina e feminina. Em cada sede, duas seleções masculinas e duas femininas se classificam para a final da Copa Floresta Ativa que será no mês de agosto .

Também são escolhidos representantes de cada sede para a Final em cada categoria (vídeo, cartazes, música, paródia, mascote) do Festival de Artes e Educação Comunitária.

Na noite do sábado a alegria será conduzida pela Banda Revelação, genuína de Nuquini no Tapajós, em uma super festa dançante.

Em Boim, desde o mês de março os comunitários vem se preparando para apresentar e ser palco de uma das melhores eliminatórias da Copa. O Conselho Comunitário vem realizando trabalhos de limpeza e adequação do campo de futebol Frei Pedro, arborizando mais, às proximidades do logradouro.

As famílias também estão disponibilizando espaços e casas para abrigar os visitantes de outras localidades.

A cobertura da Copa Floresta Ativa está sob responsabilidade da Rádio Integração (105,9). Toda a equipe da Integração já vestiu a “camisa” da copa, e está fazendo o convite para o evento. No dia 31 cobrirá todos os detalhes, mostrando as curiosidades das seleções, os melhores lances das partidas, veiculando vinhetas educativas e os bastidores da Copa Floresta Ativa.

 

 

 

 

 

.

 

 

 

 

 

 

Tags: , ,

Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *